Era 23 de julho de 1840 quando, com apenas 14 anos, o jovem príncipe Pedro de Alcântara foi considerado maior de idade e, tornando-se assim imperador do Brasil.
Conhecido nos livros de História como Dom Pedro II, ele recebeu a coroa graças à um golpe de estado, conhecido nacionalmente como Golpe da Maioridade.
Mas afinal, como era o Brasil na primeira metade do século 19? O que motivou os eventos em torno do que ficou conhecido nos livros de História como Golpe da Maioridade?
Para entender o cenário, o site Aventuras na História entrevistou Paulo Rezzutti, pesquisador e autor da biografia "D. Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos".
A melhor forma de reviver este capítulo da vida de Dom Pedro II é relembrar a trajetória de seu pai, Dom Pedro I.
Em 1831, ele tomou a decisão de abdicar do trono, em meio à traição do irmão e a sucessivas crises econômicas e políticas no Brasil. Como consequência, voltou para Portugal.
Seu filho, Dom Pedro II — que nasceu no Brasil pós-Independência —, era uma criança de 5 anos e permaneceu em terras brasileiras, como legítimo herdeiro.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar