Recentemente, arqueólogos descobriram um afresco de grande valor histórico no Antigo Mosteiro dos Arcanjos, localizado na região de Acaia, no oeste da Grécia.
Isso porque a pintura, datada do século 15, é o único retrato contemporâneo conhecido do último imperador do Império Bizantino, Constantino XI Paleólogo.
Conforme divulgado em comunicado no Facebook do Ministério da Cultura e Desporto da Grécia, o afresco foi encontrado debaixo de uma camada de outros afrescos, durante trabalhos de restauração do Antigo Mosteiro dos Arcanjos.
Constantino XI, vale mencionar, governou o Império Bizantino de 1.449 até 1.453, quando ele morreu na queda de Constantinopla.
O achado é especialmente relevante, pois permite uma visão rara do último imperador bizantino durante o declínio do império. Com a morte de Constantino XI, a civilização milenar encontrou seu fim pelas mãos dos otomanos.
Conforme descrito pelos arqueólogos, a pintura oferece um retrato raro e bastante valioso de Constantino XI, visto que foi criado na época em que o imperador ainda era vivo.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar