Anualmente, a arqueologia revela práticas funerárias que variam entre o esplendor e o horror, revelando tradição e até mesmo artefatos impressionantes que entraram para a História.
Os sepultamentos humanos figuram entre os vestígios arqueológicos mais significativos e emocionantes da antiguidade. As maneiras como as pessoas foram sepultadas variavam, desde as majestosas pirâmides até locais comuns.
Com isso em mente, confira 5 sepultamentos que entraram para os livros de História e ainda fascinam diferentes gerações.
O faraó Tutancâmon, falecido na adolescência, recebeu um sepultamento esplêndido no Vale dos Reis. Sua famosa máscara mortuária, predominantemente feita de ouro, é considerada uma das mais icônicas descobertas já feitas na História.
Além da máscara, artefatos notáveis como o trono dourado, jarros canopos – utilizados para armazenar órgãos mumificados – e uma adaga foram encontrados.
O interior da tumba do faraó Tutancâmon - Getty Images
A múmia de Tutancâmon foi descoberta em estado quase intacto, e investigações subsequentes têm buscado esclarecer a causa de sua morte, com a hipótese de um acidente com carruagem sendo uma das principais teorias, possivelmente agravada por malária.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar