O Museu Britânico informou que mantém diálogos "contínuos e construtivos" com autoridades gregas sobre os mármores do Partenon, em resposta à crescente pressão da Grécia para a devolução das peças históricas.
A declaração foi dada após uma reunião entre os primeiros-ministros dos dois países, Kyriakos Mitsotakis (Grécia) e Keir Starmer (Reino Unido), realizada em Londres nesta terça-feira.
"As discussões com a Grécia sobre uma parceria com o Partenon são contínuas e construtivas. Acreditamos que uma parceria de longo prazo alcançaria o equilíbrio certo entre compartilhar nossos melhores objetos com o público mundial e preservar a integridade da coleção do museu", afirmou um porta-voz do Museu Britânico.
Os mármores do Partenon, que estão sob posse do museu há mais de 200 anos, são reivindicados pela Grécia como parte de seu patrimônio cultural.
O governo grego, representado pelo ministro das Relações Exteriores, Yiorgos Gerapetritis, intensificou os esforços diplomáticos, tendo realizado várias reuniões com o diretor do Museu Britânico, George Osborne, ao longo deste ano.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar