Em vídeo, o escritor e pesquisadorPaulo Rezzutti resgata a trajetória de Carlos Magno, um dos reis mais relevantes da Europa medieval.
Ele esteve no poder entre os séculos 8 e 9, e, neste período, revolucionou a região, não apenas criando um vasto reino, mas sendo responsável também por criar os sistemas políticos e econômicos que prevaleceriam ao decorrer de toda a Idade Média. Por esses e outros motivos, Magno é conhecido como o "pai da Europa".
Filho do rei Pepino, o Breve (que ganhou o apelido devido à sua baixa estatura), que reinou sobre os francos, as primeiras disputas militares conduzidas por Carlos ocorreram com seu próprio irmão, Carlomano — que morreu jovem.
Neste ponto, Magno aproveitou as brechas da divisão territorial realizada por seu pai para pegar para si a parte que estava sob domínio do irmão.
Ele realizou uma série de conquistas ao longo de seu governo. As mais longas campanhas militares ocorreram durante as Guerras Saxônicas, que duraram 32 anos e resultaram na anexação da Saxônia ao reino franco.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar