Há séculos, uma série de anéis de terra misteriosos presentes nas colinas em torno de Melbourne, no subúrbio de Sunbury, na Austrália, intrigam pesquisadores.
Em um artigo publicado recentemente, pesquisadores descreveram novas descobertas sobre a construção e o significado do achado, que data entre 590 e 1.400 anos atrás.
Criados pelo povo aborígeneWurundjeri Woi-wurrung, os anéis de terra foram locais de grande importância cultural para este povo, que atua como guardiões tradicionais, durante séculos.
Vale mencionar que círculos semelhantes já foram registrados em diferentes áreas do mundo, incluindo Inglaterra e Camboja, no entanto, os anéis encontrados em Sunbury são exclusivamente australianos, e possuem conexões profundas com a paisagem cultural dos Wurundjeri Woi-wurrung (ou "biik wurrdha"), que abrange terra, água, céu e outras tradições ancestrais.
Os resultados reúnem a compreensão do povo Wurundjeri Woi-wurrung sobre a paisagem cultural biik wurrda e evidências arqueológicas de fogo cultural, lascamento, movimento, pisoteio e uso de ferramentas por seus ancestrais no ringue", escrevem os pesquisadores no estudo, publicado na Australian Archaeology.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar