Durante as escavações de uma tumba monumental na necrópole de Porta Sarno, em Pompeia, foram encontradas duas esculturas quase em tamanho real de um homem e uma mulher, que se acredita terem sido sacerdotisas. A descoberta lança nova luz sobre o papel das mulheres na antiga cidade romana, destruída pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.
As relíquias funerárias detalhadas adornavam o túmulo, que continha vários nichos funerários construídos em uma parede larga.
Especialistas acreditam que a escultura feminina representava uma importante mulher local, possivelmente uma sacerdotisa de Ceres, deusa romana da agricultura, fertilidade e relacionamentos maternos.
A riqueza de joias e acessórios esculpidos na figura, incluindo brincos, anéis, pulseiras e um pingente de lua crescente (lúnula), reforça essa hipótese.
A mulher está representada velada e vestida com um grande manto sobre uma túnica, enquanto o homem usa uma toga enrolada no ombro esquerdo. No entanto, os especialistas não estão certos se as figuras representam um casal, já que não havia inscrições no túmulo.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar