'Yellowstone' teve seu primeiro episódio exibido em 2018, e desde então se mostrou não só uma série, como também uma franquia de sucesso. Concluída no fim de 2024, a série teve cinco temporadas, sem mencionar outras duas produções derivadas, que também acompanham a família Dutton, mas em outros momentos da história: '1883' e '1923'.
Em '1923', vemos a família em meio à época da Grande Depressão dos Estados Unidos, enfrentando as mazelas comuns ao oeste americano de seu tempo; enquanto em '1883' — que recentemente chegou no catálogo da Netflix — vemos a história que serve de origem para tudo, girando em torno da família Dutton que partiu em busca da "terra prometida", em Montana, onde estabeleceria o rancho Yellowstone.
Cena de '1883' / Crédito: Reprodução/Paramount
Aqui, vemos James, Margaret, Elsa e John Dutton lutando contra os perigos da natureza, explorando terras que para muitos ainda eram desconhecidas, e enfrentando constantemente um inimigo que assola todas as gerações: a ganância.
Toda a jornada termina com a família Dutton encontrando uma figura sábia que os guia até seu destino; e que, ainda por cima, fez uma profecia sobre o fim do legado dos Dutton — que, inclusive, se relaciona com o fim de 'Yellowstone'.
Uma das personagens centrais em '1883', e também em toda a lenda dos Button, é Elsa (interpretada por Isabel May). Filha mais velha de James e Margaret, ela é apenas uma adolescente quando sua família inicia a jornada em caravanas de emigrantes — seu ponto de vista sobre a história já se mostra relevante pelo simples fato de que é ela quem narra a série, oferecendo sua própria perspectiva sobre as experiências e de seu amadurecimento.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar